Publicado o Policy Brief com recomendações para políticas públicas de carbono azul

Salvaguardas Socioambientais para projetos de Carbono Azul

Data: 06/11/2025

A Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM) apresentam, em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o documento “Salvaguardas Socioambientais para Projetos de Carbono Azul no Brasil”, um marco que estabelece princípios e recomendações para garantir que a agenda do carbono azul avance com justiça socioambiental.
Construído de forma participativa, ao longo de nove meses, o processo reuniu representantes de comunidades extrativistas, pescadores, marisqueiras e instituições públicas de todo o país. O resultado é um guia inédito que alia ciência, governança e saberes tradicionais para orientar projetos de Carbono Azul mais justos, inclusivos e efetivos.
O RMA contribuiu com a redação do documento a partir da coleta, sistematização e análise das contribuições sociais durante o Workshop de Recomendações de Salvaguardas Socioambientais para Projetos de Carbono Azul em Ecossistemas de Manguezal de agosto de 2025.
O Brasil abriga a segunda maior faixa contínua de manguezais do planeta, fundamentais para o clima e o sustento de mais de 500 mil famílias. O documento reforça o compromisso da CI-Brasil em apoiar políticas e soluções baseadas na natureza que valorizem pessoas, territórios e biodiversidade.
Link: https://cdn.sanity.io/media-libraries/mlmEWUxEY7eQ/files/232fcf5fae97449a9a3ebe9cda0799926b45d71a.pdf

Publicado o Policy Brief com recomendações para políticas públicas de carbono azul
Rolar para o topo