Data: 30/06/2025
Entre os dias 10 e 13/06/25, a sócia Fernanda Rotta participou da Primeira Oficina do Ciclo de Estudos Interculturais em Políticas Climáticas, organizada pelo Instituto Socioambiental (ISA), com apoio do Banco Mundial, em São Gabriel da Cachoeira (AM), na Casa do Saber, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).
A oficina promoveu a troca de conhecimentos e o debate por 42 lideranças de 15 etnias do Rio Negro, como Baré, Baniwa, Desana, Tariana, Tuyuka, Tukano, Piratapuia, Koripako e Wanano sobre direitos indígenas, legislação internacional e nacional sobre financiamento climático e da sociobiodiversidade; valorização dos saberes tradicionais; medidas de mitigação e adaptação para enfrentamento da emergência climática já presente nos territórios, dentre outros.
O encontro de saberes trouxe o fortalecimento e a renovação para as pautas climáticas, além de evidenciar de forma mais profunda a necessária liderança dos povos indígenas, por meio de sua sabedoria ancestral, multiétnica e multicultural, ao enfrentamento dos desafios climáticos.
A cosmovisão indígena e o resgate à ancestralidade devem ser seriamente traduzidos nas diferentes políticas climáticas para viabilizar o nosso futuro comum.
O RMA agradece a Juliana Radler pelo convite e impecável organização, aos Conhecedores Indígenas, à incrível Rede de Agentes Indígenas de Manejo Ambiental, às demais lideranças e povos indígenas presentes, ao Aloisio Cabalzar e amigos do Instituto Socioambiental – ISA por toda a troca e aprendizados.